Cuidados com a coluna no verão e na praia

 
Para muitas pessoas, o Verão costuma coincidir com períodos de descanso, férias e temporadas ou viagens à praia. No entanto, o que deveria ser um momento de relaxamento pode virar uma dor de cabeça se alguns cuidados não forem tomados. Além da devida proteção contra o sol e constante hidratação, também é fundamental dar atenção para as costas e a coluna.
 
Neste período, é comum carregar pesos como caixas térmicas, cadeiras de praia, entre outros objetos. Ou seja, as pessoas precisam ter mais cuidado no momento de buscar a caixa térmica ou outro objeto, ou seja, o momento de agachar para alcançar o objeto que está no chão ou próximo dele. A forma correta é se aproximar o máximo possível do objeto, abaixar os quadris e dobrar os joelhos, ficando na posição de cócoras. Feito isso, a pessoa realiza o movimento de levantamento do peso.
 
Na hora de carregar as cadeiras de praia também é importante estar atento ao volume que será carregado e aos movimentos para erguê-lo. Caso seja necessário carregar várias cadeiras ao mesmo tempo, o ideal é usar carrinhos com rodinhas que são próprios para levar cadeiras e outros pesos para a praia, reduzindo bastante o esforço, principalmente para a região dos ombros e da cervical.
 
Ainda sobre cadeiras de praia, a profissional lembra que existem diversos modelos disponíveis no mercado, porém, as que trazem mais conforto e posicionam melhor a coluna são aquelas mais simples e mais altas. Ela explica que o fato de ser mais alta facilita na hora de levantar da cadeira, reduzindo a força feita pela coluna e a pressão nas articulações dos joelhos e dos quadris.
 
Outra dica importante é evitar ficar períodos prolongados na mesma posição na cadeira de praia, intercalando com alongamentos e caminhadas. Porém, no caso da caminhada, mesmo que seja breve, é importante usar um tênis confortável para reduzir o impacto causado na coluna e nos joelhos.
 

Atividades físicas na praia

Como já dito anteriormente, todo e qualquer tipo de atividade física que for realizado na areia da praia, até mesmo uma caminhada breve, deve ser feito com um calçado confortável, um par de tênis. É importante que ele tenha um sistema de amortecimento, boa ventilação e seja na numeração correta para cada pessoa.
 
Uma roupa leve e confortável, além de protetor solar e uma garrafinha de água, também são fundamentais. A profissional afirma que ter uma alimentação saudável e beber bastante água é muito importante para o bom funcionamento do organismo como um todo, pois o corpo humano é constituído por 70% de água e ela ajuda a hidratar as articulações, o que é importante para evitar processos degenerativos no futuro.