Perca a barriga ajustando a postura

 
A boa postura, influência diretamente na aparência abdominal, caso não haja acúmulo de gordura exacerbada no local, aquela saliência abdominal pode estar relacionada apenas com a má postura, já que o aumento da curvatura da coluna lombar projeta os órgãos internos para frente e para baixo, deslocando o abdômen para frente em forma de “compensação”, como também a presença de uma escoliose acarreta na “aparência” de um “flanco” (aquele pneuzinho lateral) maior que o outro.

Quando o desequilíbrio muscular desloca o centro de gravidade em qualquer sentido e/ou direção, isso acarreta mudanças na postura corporal e na aparência do indivíduo.

Somente profissionais qualificados são capazes de tratar a postura corporal, e para uma abordagem completa é preciso que fisioterapeutas, psicólogos, médicos, nutricionistas e educadores físicos estejam intervindo em conjunto, considerando as origens do posicionamento corporal no espaço.

Citarei algumas dicas para que nos atentemos à conscientização corporal, mantendo uma postura adequada e evitando assim patologias e uma má aparência de nosso corpo.
 
Ortostatismo (posição em pé)/Caminhando
Contraia levemente a barriga e corrija os ombros para trás. É preciso ficar com o corpo ereto, com o queixo paralelo ao chão. Cuidado para não jogar o bumbum para trás, ou para frente, curvando a coluna.
 
Sentado
As costas devem estar totalmente encostadas na cadeira. Pernas paralelas e nunca cruzadas, com os pés totalmente apoiados no chão. E se você trabalha muitas horas sentado à frente do computador, é importante cuidar da posição da cabeça, pernas e braços. Equipamentos ergonômicos auxiliam na correção postural. Não permaneça mais de 1 hora sentado, a cada período, levante-se e caminhe para esticar o corpo e alongar a coluna.
 
Dormindo
O ideal é dormir de lado com um travesseiro de altura apropriada que não incline o pescoço nem para cima, nem para baixo, mas que garanta um alinhamento perfeito entre o pescoço e o tronco. Travesseiro entre as pernas, com os joelhos semiflexionados garante uma boa acomodação da coluna lombar.
 
Telefone
Ao falar, evite apoiar o aparelho entre a cabeça e o ombro, forçando o pescoço, e sim o segure com as mãos, ao digitar evite suspender os braços e inclinar muito o pescoço, procure  sempre apoia-los e manter o aparelho com altura entre seus olhos e nariz.
 
Pratique atividades físicas
Pratique exercícios físicos. Yoga, Pilates e RPG são atividades que auxiliam na boa postura corporal. A falta de atividade promove a hipotonia muscular (fraqueza dos músculos) e sobrecarrega a coluna vertebral, quem é sedentário tem mais dificuldade para manter a postura, mas com o passar do tempo, e fortalecimento adequado manter uma postura correta fica cada vez mais fácil.